A opção por cuidadores profissionais
Para famílias que dispõem de recursos financeiros, há a possibilidade da contratação de cuidador profissional. Dividir o cuidado é uma maneira de aliviar a sobrecarga do familiar-cuidador evitando o seu estresse e aumentando sua qualidade de vida. Para evitar a resistência do paciente na inserção do cuidador profissional, é importante que a adaptação seja feita gradualmente.
O cuidador de idosos precisa ter conhecimento sobre a doença de Alzheimer para saber identificar os sintomas e não confundi-los com birra ou preguiça.
Existem cursos de formação e atualização para cuidadores de idosos com abordagem de temas na área de demência que podem auxiliar na condução da tarefa de cuidar.
Quanto à contratação, sugere-se verificar a formação em curso de cuidador, a experiência profissional, referências anteriores com confirmação de histórico com antigos empregadores.
Recomenda-se a consulta e orientação de um profissional de contabilidade para conhecimento e seguimento de parâmetros legais do contrato.
Institucionalização
Diversas famílias optam por institucionalizar o paciente com Doença de Alzheimer. Essa opção deve ser respeitada e pode ser uma alternativa para garantia de cuidado de qualidade especialmente para os pacientes que já requerem cuidados especializados e quando os familiares não dispõem de tempo para acompanhamento constante.
Para escolha de uma Instituição de Longa Permanência deve se avaliar diversos requisitos.
Verifique se instituição está devidamente registrada nos órgãos competentes e as referências quanto aos seus credenciamentos;
Certifique se os profissionais são qualificados e se a quantidade é suficiente para atender adequadamente os pacientes institucionalizados e quais os serviços especializados que oferece;
Confirme se o quadro de profissionais tem qualificação para a assistência de pessoas com doença de Alzheimer e se a instituição já atende outros pacientes com a mesma condição;
Observe como os funcionários tratam as pessoas que estão institucionalizadas. Visite a instituição.
Verifique suporte médico existente e sua adequação. Saiba qual é o procedimento da clínica nos casos de emergência;
Verificar se existe nutricionista para a preparação dos cardápios apropriados para a necessidade de cada paciente e a avaliar a higiene da cozinha.
Visite todas as dependências da instituição (especialmente a cozinha, banheiros e dormitórios) e certifique-se sobre os cuidados com a limpeza. Verifique como é feita a distribuição dos quartos, das áreas comuns, das condições de ventilação, iluminação e se os ambientes são adaptados para garantir a segurança possuindo corrimão nas escadas, barras de segurança nos banheiros, pisos antiderrapantes, etc.
Antes de optar por alguma instituição a família deve fazer visitas nos horários em que outros familiares estiverem presentes para pesquisar satisfação.
É recomendável que apareçam em horários alternativos para verificação de atendimento, rotina de alimentação e atividades.
O mais importante é que o próprio paciente juntamente com a avaliação da família decida sobre ir para uma instituição, caso seja capaz de tomar as próprias decisões.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Site: www.institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74093-210