5 fatos sobre Alzheimer que todo mundo precisa saber
A doença Alzheimer normalmente se desenvolve aos poucos, ao longo dos anos
Estima-se que no Brasil, mais 1,2 milhão de pessoas tenham a doença, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer. Essa enfermidade acomete sobretudo os idosos e o principal sintoma dela é a perda progressiva da memória. Mas a doença, cheia de particularidades, vai além disso. Aqui no Blog do Instituto Viva Bem destacamos cinco pontos importantes que todo mundo deveria saber. Confira:
1 – Não é só a memória que sofre
Os sintomas de alerta costumam ser mais sérios do que simplesmente esquecer coisas ocasionalmente. Todos nós podemos esquecer onde deixamos a chave do carro ou ter dificuldade para lembrar o nome de algumas pessoas e não é, necessariamente, sinal de Alzheimer ou de outro tipo de demência.
Já a perda de memória é uma questão mais séria e costuma ser um dos principais sinais da doença. E é a memória recente que costuma ser a mais afetada. Pessoas nos primeiros estágios do Alzheimer podem esquecer conversas que acabaram de ter ou até o que fizeram 10 minutos antes.
Podem surgir ainda problemas na fala e mudança na linguagem, com o esquecimento frequente de palavras. Até a aparência de quem tem Alzheimer pode acabar mudando com o tempo, se a doença afetar a rotina de tomar banho e se vestir todo dia de manhã, por exemplo.
2- Principais causas da doença
Os cientistas ainda não chegaram a um consenso sobre os motivos que causam a doença. O que sabe é que há um aumento de uma proteína chamada beta-amiloide nas redondezas dos neurônios, que gera placas capazes de destruir as conexões entre as células. Outra causa apontada tem a ver com uma proteína, chamada Tau, que forma novelos prejudiciais aos neurônios. Ninguém desvendou, porém, quais fatores desencadeiam esse processo.
3 – Mudanças de humor
Alguém que esteja experimentando a perda de memória mais séria possivelmente também demonstrará sinais de mudança de humor e personalidade.
Uma pessoa com Alzheimer pode ficar facilmente chateada ou irritada, se frustrar com mais frequência ou perder a confiança em si mesma.
A pessoa pode ficar menos flexível e mais resistente a experimentar coisas novas. Ansiedade e agitação normalmente acompanham essas mudanças.
4 – A doença não tem cura
Até o momento, a doença permanece sem cura. E o tratamento tem como objetivo minimizar os sintomas. Atualmente, os avanços da medicina têm permitido que os pacientes tenham uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor, mesmo na fase grave da doença. Os tratamentos devem ser sempre indicados pelos especialistas e vão de acordo com a fase que o paciente está, normalmente eles são divididos em farmacológico e não farmacológico.
5- Tem como prevenir
Apesar de não ter cura, algumas medidas simples ajudam e muito. São elas:
– Movimente o corpo: quem se exercita mais tem um cérebro maior, sobretudo em áreas associadas à memória e ao Alzheimer, a exemplo do hipocampo. Segundo pesquisadores, pessoas que se movimentar têm menos risco de desenvolver a doença.
– Exercite o cérebro também: desafie o raciocínio com leituras, cursos, jogos de videogame. A inatividade cognitiva aumenta em 19% o risco de ter Alzheimer.
– Controle o peso: manter-se em forma evita danos às artérias que, com o passar dos anos, boicotam as atividades neuronais. Nesse sentido, também é crucial controlar colesterol, pressão e diabete.
– Alimentação: Uma dieta rica em peixes, azeite de oliva, vegetais e castanhas resguarda os neurônios. Frutas vermelhas também excelente para quem quer prevenir Alzheimer.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00