5 fatores que podem indicar início de surdez no idoso

Na maioria das vezes, a perda de audição em idosos é causada pelo próprio processo de envelhecimento, e é denominada presbiacusia. A presbiacusia é uma doença multifatorial, caracterizada pela perda progressiva da audição em ambos os ouvidos ao longo da vida, podendo ser acompanhada de zumbido, vertigem e desequilíbrio, podendo aumentar o risco de quedas e consequentes fraturas. Este tipo de déficit auditivo é inevitável, inerente e não tratável.

A doença pode levar ao isolamento social progressivo, à ansiedade e à depressão, principalmente se o idoso também apresentar outras limitações funcionais, como déficits visuais. Acredita-se que, além dos fatores fisiológicos, a hereditariedade e a exposição crônica a ruídos altos ao longo da vida são os principais fatores que contribuem para a perda de audição ao longo do tempo. Por isso, é muito importante identificar os sintomas ainda no início para minimizar os prejuízos para a vida do idoso. Abaixo você confere alguns fatores que podem indicar surdez.

5 fatores que podem indicar início de surdez no idoso:

– Zumbido constante;

– Dificuldade de entender a fala sem olhar para o interlocutor;

– Dificuldade de conversar em ambientes ruidosos;

– Desconforto excessivo na presença de som alto;

– Desvanecimento auditivo seletivo: quando as vozes masculinas (mais graves) são mais fáceis de ser entendidas do que vozes femininas (mais agudas).

Existe tratamento para perda auditiva em idosos?

Não existe um tratamento que previna ou que cure a perda de audição em idosos, quando se trata da presbiacusia. A boa notícia é que já existem várias opções para se atenuar e compensar a perda auditiva, como por exemplo, os aparelhos auditivos e o implante coclear.

Aparelhos auditivos para idosos

Os aparelhos auditivos externos podem ajudar na melhoria da função auditiva na maioria dos casos de presbiacusia. É muito difícil que a perda auditiva seja tão grave que os aparelhos auditivos não consigam restaurar a capacidade de se comunicar.

A tecnologia trouxe melhorias no desempenho dos aparelhos auditivos, minimizando as más experiências que eram comuns tempos atrás. Há muito modelos disponíveis, por isso, pode ser preciso experimentar algumas opções antes de encontrar aquele aparelho auditivo que melhor se adapta a cada caso. Procure geriatra para que ele encaminhe para o atendimento adequado e assim, o idoso possa voltar a ouvir melhor e ter mais autonomia.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar