29 de Outubro: Dia Mundial do AVC

Os principais tipos são: o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) e o Acidente Vascular Hemorrágico (AVCH). O primeiro, o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o segundo é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida.

Os principais fatores de risco são: hipertensão; sedentarismo; colesterol alto; obesidade; estresse; tabagismo; doenças cardíacas; alcoolismo; e diabetes.

Os sintomas podem surgir de uma hora para outra, e dependendo da parte do cérebro que é afetada manifestam-se de forma diferente. Porém, existem alguns que podem ajudar a identificar o problema mais rapidamente, como:

• Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo.
• Alteração de visão: turvação ou perda da visão, especialmente de um olho; episódio de visão dupla; sensação de “sombra” sobre a linha da visão.
• Dificuldade para falar ou entender o que os outros estão falando, mesmo que sejam as frases mais simples.
• Tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no andar ou queda súbita, geralmente acompanhada pelos sintomas acima descritos.
• Dor de cabeça intensa que surge de repente;
• Dificuldade para engolir;
• Sonolência ou mesmo perda de consciência;
• Perda de memória e confusão mental;
• Náuseas e vômitos.

Quanto mais rápido o resgate, menor o risco de danos ao cérebro. Por isso, os médicos alertam, na dúvida, faça o teste SAMU:
Sorriso (peça para a pessoa sorrir. Veja se um lado do rosto não mexe)
Abraço (veja se a pessoa consegue elevar os dois braços como se fosse abraçar ou se um membro não se move)
Música (veja se a pessoa repete o pedacinho de uma música ou se enrola as palavras)
Urgente (chame o 192, serviço de urgência)

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar