27 de Julho – Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço chama atenção para a prevenção, o diagnóstico e os cuidados desse tipo de neoplasia, que engloba tumores de boca; laringe; garganta; seios da face; e tireoide.
O câncer de cabeça e pescoço é o segundo que mais acomete homens (acima dos 40 anos), atrás apenas do câncer de próstata. Hoje, o tabagismo e o consumo de álcool em excesso são comprovadamente fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer.
Além disso, estudos apontam que a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) e a prática de relações sexuais sem o uso de preservativos também têm ligação com a doença.
Para 2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 36.620 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres. Esse total representa a somatória dos cânceres de cavidade oral (boca), laringe e tireoide.
Alguns dos principais sintomas desse grupo de tumores, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, são:
- Aparecimento de nódulo no pescoço;
- Manchas brancas ou avermelhadas na boca;
- Ferida que não cicatriza em duas semanas;
- Dor de garganta que não melhora em 15 dias;
- Dificuldade ou dor para engolir;
- Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias.
Prevenção
Procure manter uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, mantenha sua higiene bucal em dia, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, use protetor solar e abandone o fumo. Parar de fumar, inclusive, é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.
Tratamento
O tratamento do câncer de cabeça e pescoço depende de vários fatores, como localização, tamanho da lesão, metástases já presentes ou não, estruturas adjacentes comprometidas, estado clínico do paciente (nutricional, cardiológico, imunológico).
Os resultados obtidos nos diversos serviços de cirurgia de cabeça e pescoço mostram que o percentual de cura gira em torno de 90%, quando a doença é diagnosticada e tratada em fase inicial.
Com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás