Xerostomia em idosos
Quando a vontade de beber bastante líquido se torna excessiva, pode ser um sinal de xerostomia. A sensação de secura na boca está relacionada à diminuição do fluxo salivar, mudança na composição tornando-o mais espesso ou a completa falta de produção pelas glândulas salivares.
Alguns estudos demonstram que a xerostomia é um sintoma que atinge cerca de 22 a 26% da população em geral, sendo que a incidência aumenta com idade, com quase metade da queixa vindo da população idosa. Quando não tratada, pode causar sérios problemas a saúde. Isso porque ela afeta tanto a mastigação quanto a estrutura dental do paciente.
A dificuldade de mastigação e deglutição são algumas das principais queixas dos pacientes idosos que sofrem com esse problema bucal. Isso não só gera um grande desconforto na hora de se alimentar, como também prejudica diretamente a digestão adequada dos alimentos.
Outro problema que pode surgir a partir da xerostomia é a candidíase bucal. Como consequência, começam a surgir com frequência aftas na língua ou bochecha, sensação de ardência na garganta e na boca. Os idosos que apresentam problemas como a xerostomia também estão mais propensos ao surgimento de cáries.
O diagnóstico consiste na avaliação dos sinais da xerostomia, como emagrecimento, falta de apetite, dificuldade de deglutir alimentos, desidratação, lesões na cavidade oral, halitose, entre outros, e na realização de exames para avaliar a quantidade e qualidade da saliva produzida.
A redução do fluxo salivar em idosos está ligada a fatores secundários como: perda dos dentes total ou parcial, uso de próteses removíveis, deficiências nutricionais, tonicidade muscular e doenças inerentes aos pacientes geriátricos, além de doenças sistêmicas e uso contínuo de medicamentos, fatores muito comuns entre os idosos. Nestes casos é preciso:
- Investigar e tratar as causas reversíveis e complicações;
- Promover medidas multiprofissionais e sempre que acessível incluir o acompanhamento odontológico;
- Revisar medicações e discutir possível suspensão ou substituição de medicações que contribuam para sensação de boca seca;
- Avaliar o uso de saliva artificial e lubrificantes, que devem ser utilizados a cada 2-3 horas, sendo recomendável o uso de produtos com pH neutro.
Além disso, algumas medidas preventivas podem ser tomadas, como:
- Evitar consumo de alimentos açucarados e apimentados;
- Manter lábios hidratados: óleos com vitamina E são excelentes cicatrizantes para lábios secos e com fissuras;
- Aumentar a ingestão de líquidos no período diurno;
- Estar atento à higiene oral que deve ser realizada após 30 minutos depois de cada refeição ou sempre que necessário, com escovas de cerdas macias ou gazes de algodão.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00