Vamos conhecer o Parkinson que é comum na terceira idade
Vamos conhecer o Parkinson que é comum na terceira idade
O Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta os neurônios. O Parkinson é um dos mais comuns distúrbios nervosos da terceira idade, tendo como característica o prejuízo da coordenação motora que e causa tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar. Não há formas de se prevenir o Parkinson.
O Parkinson ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem dopamina são destruídas lenta e progressivamente. Sem a dopamina, para ajudar a controlar os movimentos musculares ocorre a perda da função muscular. O dano piora com o tempo.
A causa exata da destruição destas células do cérebro é desconhecida, mas de acordo com médicos pode haver uma associação de fatores. Entre os fatores envolvidos na causa do Parkinson estão:
Genética
Mutações genéticas específicas podem estar envolvidas nas causas do Parkinson, mas estes casos são raros, acontecem geralmente com membros da família afetados pela doença de Parkinson.
Meio ambiente
A exposição contínua a herbicidas e pesticidas ou a fatores ambientais podem aumentar o risco de doença de Parkinson no futuro.
Os sintomas mais comuns do início da doença de Parkinson são os tremores, movimentos lentos e rigidez muscular. À medida que o quadro evolui outros sintomas podem ser apresentados como inclinação do corpo para frente, passos mais curtos e redução do movimento dos braços ao andar.
Nos casos em que a doença está avançada é comum os seguintes sintomas: diminuição ou desaparecimento de movimentos automáticos (como piscar), tendência a babar, dificuldade de engolir, rosto sem expressão, dores musculares, dificuldade para começar ou continuar o movimento, perda da motricidade fina e tremores que desaparecem durante o movimento.
Para diagnosticar o Parkinson não existem exames específicos. O diagnóstico é feito por um neurologista com base no histórico médico do paciente e na revisão de seus sinais e sintomas, além de um exame neurológico e físico.
O Parkinson não tem cura e seu tratamento consiste em prioritariamente, controlar os sintomas através de medicamentos e terapia com exercícios físicos para ajudar no equilíbrio.
O Instituto Viva Bem possui uma equipe formada por geriatras, psicólogos enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, altamente capacitada para acolher o paciente de Parkinson oferecendo cuidados diferenciados e exclusivos para cada idoso.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74093-210