Usar duas máscaras ao mesmo tempo é realmente mais eficaz contra a Covid-19?

Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, CDC, órgão regulador do sistema de saúde dos Estados Unidos mostrou que usar duas máscaras ao mesmo tempo, sendo uma cirúrgica (foto) e outra de pano, pode reduzir o risco de transmissão da covid-19.

De acordo com a pesquisa, a combinação cria um ajuste mais apertado ao redor do rosto e reduz em 95% a exposição aos aerossóis —pequenas partículas de secreções respiratórias que ficam no ar e podem conter o coronavírus.

No entanto, os pesquisadores ressaltam que a pesquisa foi feita com um tipo específico de cada máscara. Portanto, não dá para garantir que a eficácia em conter os aerossóis seja igual ao combinar outros modelos.

Outra preocupação dos especialistas é se o indivíduo usando duas máscaras vai conseguir respirar direito ou até mesmo ser ouvido em uma conversa. Caso contrário, ele ficará tentado a baixar os dois acessórios o tempo inteiro.

Atualmente, a máscara é considerada uma das principais estratégias de prevenção contra a covid-19 e é recomendada por diversos órgãos reguladores ao redor do mundo, incluindo a Organização Mundial da Saúde, OMS, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

É bom lembrar que se a máscara de pano retém as gotículas que saem do nariz e da boca que, desse modo, se por acaso estiverem carregadas do vírus da covid, não alcançarão as pessoas ao redor, a recíproca infelizmente não é verdadeira. O acessório de tecido comum não impede que você aspire as gotículas de alguém que esteja sem máscara ou usando-a de maneira incorreta, deixando as narinas à mostra, se esse sujeito está a menos de 1 metro de distância.

Geralmente, a máscara de tecido aguenta bem por duas horas, mas talvez não demore tanto tempo até ficar úmida, conforme o clima local ou se você falou muito. Troque-a antes desse prazo, então. Ou a eficiência do pano umedecido diminui consideravelmente.

Outro alerta dos especialistas é quanto ao material da máscara. As de tricô, por exemplo, podem parecer bonitas por fora, mas não são eficazes. Nelas, cada furinho entre um ponto e outro é um meio de passagem para o coronavírus.

Para locais fechados e cheios, se possível, use a conhecida máscara cirúrgica. Ela protege o outro e, diferentemente da de pano, protege o próprio usuário também. Descartável, essa máscara precisa ser jogada fora depois de quatro ou seis horas. Não se esquecendo da N95, que é uma máscara completamente eficaz. Tem um filtro eletrostático que previne a passagem de agentes causadores de várias doenças.

Mesmo com a vacina, os cientistas calculam que vamos precisar de máscaras até meados de 2022.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

 

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar