Setembro amarelo: um alerta ainda maior para os idosos

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto já foi um tabu muito maior, mas ainda hoje enfrenta alguns obstáculos. A identificação de sinais, a oferta e a busca por ajuda, podem ser prejudicadas justamente pelos preconceitos e a falta de informação.

E em um ano de pandemia, a campanha ganha ainda mais força e relevância. Justamente por o suicídio ser resultado do agravamento de doenças relacionadas à saúde mental, todas as limitações impostas pelas medidas de seguranças adotadas por conta do coronavírus têm agravado ou gerado quadros de ansiedade e depressão que merecem atenção.

Ministério da Saúde calcula que aconteçam cinco suicídios a cada 100 mil brasileiros de qualquer idade. Os últimos dados indicam ainda que os idosos com mais de 70 anos lideram o ranking no País – são quase nove casos a cada 100 mil habitantes. Segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, é possível evitar o suicídio. Para tanto, os países precisam mobilizar-se para implementar ações eficazes e políticas públicas eficientes. A meta da OMS é reduzir em 10% os casos.

Entre os sinais de que é preciso tomar cuidado estão um isolamento emocional e social, ausência de comunicação que se estende no tempo, irritabilidade atípica, alterações no sono – para mais ou para menos – sintomas físicos, como dor no estômago, alteração intestinal, que não se associam a nenhum diagnóstico médico, recusa de ajuda dos amigos, familiares ou até de profissionais.

Por isso, nós do Instituto Viva Bem separamos algumas dicas que podem ser válidas para minimizar os casos de suicídio entre os idosos:

– Durma oito horas por noite;

– Faça exercício físico, de preferência pela manhã;

– Tenha uma boa alimentação;

– Coloque na rotina metas de curto prazo, fazendo com que você experimente pequenas conquistas ao longo do dia;

– Estude coisas novas, isso ajuda a criar novas conexões no nosso cérebro e contribui para retardar questões ligadas à velhice;

– Busque equilíbrio, em um momento de meditação e de contato com a natureza;

– Mantenha o contato com amigos e familiares, mesmo que de forma remota;

– E o mais importante, procure ajuda profissional para realizar um tratamento adequado.

 

SETEMBRO AMARELO

Desde 2003, o dia 10 de setembro é marcado como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. A data internacional foi escolhida no início dos anos 2000 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas a campanha existe desde 1994.

Já o Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, no Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o dia 10.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00 

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar