Saiba quais são os riscos da automedicação em idosos
Se engana quem pensa que tomar um remédio de vez em quando sem indicação médica não faça mal. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), cerca de 20 mil pessoas morrem todos os anos no país por terem tomado remédios indevidamente. Não se sabe quantos casos desses casos ocorram em pessoas idosas, mas segundo especialistas, a automedicação nesse grupo populacional é ainda mais perigosa. Confira agora aqui no blog do Instituto Viva Bem quais são os principais riscos.
Automedicação em idosos
A automedicação é perigosa em qualquer idade, mas nos idosos o perigo é ainda maior porque eles geralmente apresentam comorbidades e, por isso, tomam diversos tipos de medicamentos. Incluir no rol de remédios um que não tenha sido prescrito por um médico é bastante arriscado, já que pode haver interação medicamentosa.
Alguns medicamentos podem interferir no tratamento de doenças crônicas
Algumas substâncias podem interferir no tratamento de doenças crônicas, anulando, reduzindo ou até aumentando o efeito dos medicamentos utilizados. Analgésicos, por exemplo, podem diminuir o efeito de um medicamento utilizado para tratar pressão alta ou diabetes e, com isso, colocar o idoso em risco.
Além disso, no organismo do idoso há uma diminuição da função do fígado e dos rins, que são os principais órgãos envolvidos no metabolismo e na eliminação das substâncias. Dessa forma, os medicamentos vão agir de forma diferente e poderão permanecer no organismo de um idoso muito mais tempo do que num indivíduo jovem, sendo potencial causador de problemas.
Mas, meu vizinho tomou e sarou. Posso tomar também?
Se o remédio não for indicado pelo seu médico, ou administrado com o consentimento dele, não use. Um simples antigripal pode, no idoso, aumentar o risco de quedas e até causar problemas mais sérios como arritmia cardíaca. Isso porque, em sua formulação, esses medicamentos possuem várias substâncias, entre elas antialérgicos, que causam sonolência, e vasoconstritores, que reduzem o fluxo de sangue e aumentam a pressão dentro dos vasos. Por isso, só tome qualquer medicamento se for recomendado pelo médico que saberá as doses certas, o remédio necessário para que ocorra o tratamento correto e sem riscos para o paciente.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00