Quais os principais tipos de instituições para idosos?

Apesar de parecerem sinônimos, existe uma grande diferença tanto na estrutura física como no corpo de profissionais da saúde dos asilos, das casas de repouso e das Instituições de Longa Permanência para Idosos, as ILPIs.

Segundo definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, as ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.  As normas de funcionamento estão estabelecidas na Resolução da Diretoria Colegiada 283, de 26 de setembro de 2005.

Apesar da resolução de 2005, as ILPIs já existem há mais tempo, criadas por sugestão da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. A Anvisa esclarece ainda que as ILPIs não são necessariamente estabelecimentos voltados à clínica e terapêutica, mas residências coletivas, que atendem idosos com necessidade de cuidados prolongados.

os Asilos são essencialmente de responsabilidade dos órgãos do governo, destinados ao acolhimento de idosos com pouco ou nenhum recurso financeiro. Nestes locais, as pessoas da terceira idade recebem cuidados gerais do ponto de vista alimentar, médico e de higiene. Atualmente o termo é pouco utilizado por conta do preconceito.

As Casas de Repouso podem ser instituições governamentais ou não governamentais com o chamado regime de internato. Recebem pacientes com mais de 60 anos, dependentes e independentes, que necessitem de ajuda e cuidados especializados, com acompanhamento e controle adequado de profissionais da área da saúde. Destinada ainda à prestação de serviços médicos, de enfermagem e demais serviços de apoio terapêutico.

A Anvisa exige que em todas haja pelo menos um profissional de curso superior na área da saúde que seja responsável técnico, mas não necessariamente um médico. No entanto, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia sugere que todo local que seja destinado aos cuidados do idoso com algum tipo de dependência, tenha um geriatra para acompanhar os idosos e a avaliação desses seja definida conforme a situação de saúde de cada pessoa da terceira idade e que de preferência tenha um geriatra na coordenação das ações da instituição. Como é o caso do Instituto Viva Bem. A dr. Zélia Santana além de ser sócia-proprietária é a profissional responsável por todas as ações do Instituto.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar