Principais exames ginecológicos indicados na terceira idade
Principais exames ginecológicos indicados na terceira idade
Não é segredo para ninguém que as mulheres devem continuar fazendo acompanhamento ginecológico regular para manter a saúde em dia. Porém, a rotina ginecológica no período que sucede a chegada da menopausa pode gerar dúvidas. Quando uma mulher chega à menopausa, seu corpo passa por uma enorme quantidade de mudanças e o acompanhamento ginecológico é muito importante também. Por isso, fizemos esse post para o blog do Instituto Viva Bem para responder as principais perguntas sobre esse tema. Veja.
Até que idade se faz preventivo?
Apesar de o foco da ginecologia para mulheres acima dos 60 anos não ser mais a fertilidade, isso não quer dizer que é o fim do preventivo, conhecido como papanicolau. Esse exame é capaz de identificar alterações nas células que podem ser sinais de câncer cervical.
Se a mulher não sofre alterações celulares significativas até os 65 anos, o preventivo pode ser realizado com menor frequência. Isso porque, ao contrário do câncer de mama, o risco de câncer cervical diminui com o passar dos anos.
Quais são os exames preventivos para as idosas?
Se o monitoramento da fertilidade passa a não ter mais importância, outras partes do corpo ganham relevância e novos exames são incorporados à rotina ginecológica. São eles:
Ultrassonografias de abdômen total que monitoram bexiga, rins, fígado, pâncreas e vesícula entram no radar dos exames necessários, especialmente por conta de distúrbios urinários que podem passar a ocorrer, como a incontinência.
A mamografia ganha uma importância ainda maior, afinal, o câncer de mama tem maiores chances de ocorrer em mulheres idosas e o risco aumenta ao longo do tempo.
Exames como a densitometria óssea também passam a ser mais frequentes, já que a perda de massa óssea é uma das consequências da menopausa, portanto é preciso monitorar de perto e com um cuidado mais rigoroso.
É importante reforçar que que saudável é envelhecer em estado de completo bem-estar físico, mental e social e não, simplesmente, com a ausência de doenças ou enfermidades. Por isso procure seu médico e faça sempre acompanhamento para manter as boas condições de saúde.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00