Principais cuidados que os idosos devem ter no verão

Começou hoje e vai até o dia 20 de março de 2021, o verão. A estação terá influência do fenômeno La Niña moderado a forte e que vai influenciar o clima durante toda a estação, mas com lento enfraquecimento até o fim de março. E as pessoas idosas devem tomar alguns cuidados especiais para evitar problemas de saúde comuns durante o verão. Entre as situações mais recorrentes estão a desidratação e hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal devido ao calor. Aqui no blog do Instituto Viva Bem você confere como prevenir e se proteger.

Quais cuidados tomar?

Com o processo de envelhecimento, a quantidade de água no corpo dos idosos diminui. O mesmo ocorre com a sensação de sede. Ao juntar esses pontos com a maior exposição ao calor, sobe o risco de desidratação e perda de sais minerais. Por isso, é importante não só beber líquidos, como também consumir legumes, frutas e verduras para repor esses nutrientes perdidos pela transpiração.

Como identificar a desidratação?

Entre os sinais de que o corpo do idoso está desidratado estão: lábios e língua secos e redução da quantidade de urina. Também podem ser observadas alterações como confusão mental, dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar.

Quais sintomas da hipertermia?

Os sintomas de alerta para hipertermia são contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça, fraqueza e até mesmo convulsões. E uma das complicações decorrentes do calor é a queda repentina da pressão. Isso, por sua vez, aumenta o risco de quedas, o que pode ser sério nas pessoas com mais de 60 anos.

Portanto, a recomendação dos médicos é que principalmente no verão, os idosos bebam bastante água e sucos durante o dia e apostem em uma alimentação leve. Outra dica é ficar atento as comidas que se deterioram mais rapidamente. Isso porque elas podem levar a uma intoxicação alimentar, com diarreia e vômitos que pioram o quadro de desidratação.  Quanto à atividade física feita ao ar livre, prefira os horários com temperatura mais amenas. Usar protetor solar e bonés também é muito importante.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar