Parkinson: conheça os principais sinais da doença e como adiar o avanço da enfermidade
Parkinson é uma doença neurológica, crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Quanto maior a faixa etária, mais chances de desenvolver a doença. Segundo as estatísticas, a incidência da doença de Parkinson é maior após os 55 anos, o que se torna um problema que merece atenção em um país como o Brasil, cuja população de idosos é cada vez maior. Durante muito tempo, não havia qualquer tratamento para a progressão da doença. Mas isso, felizmente mudou, e no blog do Instituto Viva Bem você confere agora como identificar os sinais.
Qual a principal causa de Mal de Parkinson?
A principal causa da doença de Parkinson é a morte das células do cérebro, em especial na área conhecida como substância negra, responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que, entre outras funções, controla os movimentos.
Primeiros sinais da doença:
A lentificação dos movimentos e os tremores nas extremidades das mãos, muitas vezes notados apenas pelos amigos e familiares, costumam ser os primeiros sinais da doença. A diminuição do tamanho das letras ao escrever é outra característica importante.
Outros sintomas podem estar associados ao início da doença. São eles:
– Redução da quantidade de movimentos;
– Distúrbios da fala;
– Dificuldade para engolir,
– Depressão, dores e tontura;
– E ainda, distúrbios do sono, respiratórios, urinários.
E quando os sintomas da doença, o que deve ser feito?
Procure um médico ao perceber um ligeiro tremor nas mãos ou notar que sua letra diminuiu de tamanho, por exemplo;
Mantenha a atividade intelectual; leia, faça palavras cruzadas, acompanhe o noticiário;
Não atribua ao passar dos anos a perda da expressão facial e o piscar dos olhos menos frequentes;
Pratique atividade física. Fazer exercícios físicos regularmente ajuda a preservar a qualidade dos movimentos.
O diagnóstico precoce é extremamente importante, os pacientes que recebem tratamento adequado podem permanecer 10, 15, 20 anos com a doença controlada, levando vida social ativa e alguns mantendo até a atividade profissional.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00