Não devemos ter medo da medicina da longevidade

Se você deseja viver por mais tempo e com boa qualidade de vida, seguir os passos da medicina da longevidade é um bom caminho. Esta medicina é um campo em rápida evolução, que se deve aos avanços tecnológicos em inteligência artificial, às pesquisas com novos biomarcadores e ao desenvolvimento de medicamentos que estão facilitando o diagnóstico precoce e a prevenção das doenças crônicas.

O objetivo da gerociência é aumentar a expectativa de vida saudável das pessoas. Algumas décadas, o envelhecimento era encarado como um processo natural e, mais que isso, implacável, de forma que nem genes nem quaisquer outros fatores modificáveis interfeririam nele.

Mais do que isso, uma pessoa nascida no final do século XVIII muito provavelmente morreria antes de completar 40 anos de idade. Alguém nascido hoje em um país desenvolvido deverá viver mais de 80 anos e, embora a desigualdade seja muita, mesmo nos países mais pobres da África subsaariana, a expectativa de vida, atualmente, é de mais de 50 anos.

No ser humano é muito difícil separar a genética do envelhecimento, da genética da longevidade. Isto porque os diferentes genes envolvidos para uma maior ou menor longevidade podem responder a diversos estímulos ambientais, que quando somados podem afetar diretamente no fenótipo, podendo acelerar ou retardar o processo de envelhecimento.

Enquanto muitas pessoas chegam à terceira idade ativas e saudáveis, outras carregam enfermidades por anos. O resultado disso é a dependência de outras pessoas, perda de mobilidade, de autonomia e de qualidade de vida.

Os especialistas da longevidade apontam que se, desde a infância, se mantém bons hábitos de saúde, dormindo bem, se alimentando com qualidade, realizando atividades ao ar livre, tendo lazer e tempo de qualidade, vai se construindo a saúde para que a doença não chegue, e se chegar, não se agrave.

Além disso, a ciência e a tecnologia são os fatores-chave para explicar a redução da mortalidade por várias doenças, como as infecciosas, e o consequente aumento da longevidade dos seres humanos. A medicina de precisão, personalizada para cada paciente em função de seu perfil genético, estilo de vida e indicadores de saúde, é outro ramo de avanço tecnológico que é possibilitado pela enorme disponibilidade de dados sobre pacientes e doenças.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

 

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar