Momento Relax: Senta, pega a pipoca que vai começar as dicas de filmes

Selecionamos sete filmes sobre Alzheimer para se emocionar e informar

Filmes podem ser excelentes recursos para nos ajudar a entender e a refletir sobre determinados temas. Sabendo disso fizemos uma seleção para essa quarentena de algumas tramas que abordam a doença Alzheimer.

Popularmente conhecida por ser uma doença que afeta a memória, Alzheimer também causa a deteriorização de outras funções cerebrais como a perda da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio.

Alguns filmes ganharam destaque nas telonas ao abordar o tema como “Para sempre Alice”, que ganhou diversos prêmios pela atuação de Julianne Moore, e o famoso romance de Nicholas Sparks, “Diário de uma paixão”. Além dos dois separamos outros cinco filmes que retratam a doença como tema principal ou como pano de fundo da trama. Confira a lista abaixo e pegue seu balde de pipocas!

 

Viver Duas Vezes (2019)

O longa segue o drama Emílio (Oscar Martínez), um ex-professor universitário de matemática aposentado e avesso ao uso de tecnologia que vive um dia de cada vez, na companhia de seu inseparável Sudoku. Mas sua vida muda quando é diagnosticado com Alzheimer. Preocupado em esquecer um amor de infância, Emilio acaba mobilizando sua família a partir em busca da amada.

 

 

Para sempre Alice (2014)

O longo mostra a vida da renomada professora de linguística, Alice Howland (Julianne Moore) que aos poucos começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Diagnosticada com Alzheimer em uma idade precoce, aos 50 anos, a professora vê sua vida se modificar totalmente. A doença coloca em prova a força de sua família e sua relação com o marido, John (Alec Baldwin), além de reaproximá-la da filha caçula, Lydia (Kristen Stewart). Julianne Moore ganhou mais de 30 prêmios -incluindo O Oscar, o Globo de Ouro, o Spirit Award, BAFTA, o SAG e o Hollywood Awards pela atuação no longa.

 

 

Amor (2012)

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música, que ao longo da trama passam por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado, mas o quadro piora cada vez mais quando ela começa a ter os primeiros sintomas de Alzheimer e passa a ser cuidada por seu marido, que precisa encarar sozinho essa tarefa. Com um Globo de Ouro e 5 indicações ao Oscar, Amor é um drama tocante e sensível.

 

 

Longe Dela (2006)

Retrata a história de um charmoso casal na faixa dos 60 anos, Grant (Gordon Pinsent) e Fiona (Julie Christie) que tem sua vida abalada quando ela apresenta sintomas como perda de memória, que logo se confirma ser Alzheimer. Após o diagnóstico Fiona é internada em uma clínica, no qual a regra é que os pacientes não recebam visitas durante seus primeiros 30 dias. Contudo nesse meio tempo Fiona esquece de Gordan que precisa lidar com o fato dela não se lembrar mais dele. O filme foi indicado ao Oscar de melhor roteiro e melhor atriz.

 

 

Aurora Boreal (2005)

O filme conta a história de Duncan (Joshua Jackson), um rapaz de 25 anos com sérias dificuldades de conseguir e manter um emprego. Contudo desde morte de seus pais, o jovem para ficar perto de seus avós passa a trabalhar no lar de idosos onde eles vivem, descobrindo novos e emocionantes significados para sua vida. Na trama o avô tem Alzheimer se desenvolvendo rapidamente.

 

 

Diário de uma Paixão (2004)

A trama baseada no livro homônimo de Nicholas Sparks  conta a história de Duke (James Garner), um senhor que lê diariamente para Allie (Gena Rowlands), uma senhora com Alzheimer que vive em um lar de idosos. As leituras contam a história de amor de  Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens apaixonados que se conheceram num parque de diversões, em 1940, mas que não conseguiam viver o romance devido a família não apoiar. De forma leve e sútil o filme não traz a como foco do enredo o Alzheimer, mas mostra que os estímulos da leitura faz com que a senhora redescubra o prazer das emoções, conseguindo até mesmo relembrar histórias da sua própria juventude.

 

 

Iris (2001)

A trama se passa em duas épocas distintas, mostrando a história de amor entre a novelista e filósofa Iris Murdoch (Kate Winslet/Judi Dench) e seu marido, o professor de Oxford John Bayley (Hugh Bonneville/ Jim Broadbent). O filme mostra desde o momento em que o casal se conheceu na juventude, até as dificuldades que enfrentam na velhice quando Iris se descobre com Alzheimer.

 

Já escolheu o seu preferido? A nossa seleção tem para todos os gostos e estilos, além de te garantir mais informação sobre a Doença de Alzheimer. Aproveite!

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00

 

 

Rate this post
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar