Mitos e verdades da vida sexual na terceira idade
Foi se o tempo em que os idosos eram reconhecidos pelas cadeiras de balanço, agulhas de crochê, e no máximo uma caminhada leve. Hoje eles estão cada dia mais dispostos, ativos e produtivos, e por que não também na vida sexual? A recomendação geral é que mesmo na terceira idade, o sexo não seja deixado de lado.
– Os benefícios são muitos
VERDADE. A vida sexual nessa faixa etária aumenta a sensação de bem-estar, melhora a qualidade do sono, estimula a atividade cerebral, melhora a autoestima e a vida conjugal. O passar dos anos não está diretamente ligado com o prazer envolvido no ato sexual. A idade, a experiência e o conhecimento do corpo, aliás, são capazes de tornar o ato ainda mais prazeroso.
– É preciso respeitar as limitações físicas
VERDADE. É preciso que o idoso entenda que o corpo dele sofreu bastante alterações desde a juventude e que, é necessário se adaptar, e principalmente não perder o carinho e o respeito com o parceiro.
A terceira idade, tanto homens como mulheres enfrentam limitações físicas, com uma queda na força muscular. Ficam comprometidas ainda a flexibilidade e a agilidade. As mulheres, especificamente, com a chegada da menopausa, passam por uma alteração hormonal que se não for bem preparada e orientada pode comprometer a libido. Além é claro, da possibilidade maior de impotência sexual masculina neste período da vida.
– Cuidar da saúde é fundamental
VERDADE. O cuidado com a alimentação, a prática de exercícios físicos, controle de outros fatores de saúde, como pressão, nível glicêmico, índices de colesterol e triglicérides, favorecem uma boa vida sexual. Aproveite para pesquisar sobre o fortalecimento do assolho pélvico. Há exercícios para o períneo muito simples, que podem ser feitos em casa, para reverter essa ação do tempo.
– Estimulantes sexuais podem ser utilizados
VERDADE, mas em partes. É importante destacar que segundo os especialistas, medicamentos devem ser usados apenas com orientação médica, pois existem riscos, por exemplo, se a pessoa for portadora de doenças cardiovasculares.
– Não é necessário se prevenir
MITO. E como em qualquer idade, é importante que os idosos tenham cuidado com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, por isso o uso da camisinha é indispensável. Contrair alguma DST pode significar maiores dificuldades nessa fase da vida. Isso ocorre, pois o sistema imunológico é mais frágil, o que atrapalha o tratamento e a recuperação da pessoa na terceira idade.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00