Infecção urinária: um mal comum na terceira idade
A partir dos 65 anos, 10% dos homens e 20% das mulheres vão ter infecção urinária, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia. E os números duplicam depois dos 80. Isso acontece porque na terceira idade, a imunidade tende a ficar mais baixa e, consequentemente, a proliferação de microrganismos também cresce. Além disso, o uso de fraldas geriátricas também favorece o aumento de bactérias, e ainda doenças crônicas, como o diabetes, e o crescimento da próstata, no caso dos homens.
Para a maioria das pessoas, esse tipo de infecção tem como sintomas maior frequência ou urgência urinária, queimação na uretra, urina de cor alterada ou com odor, ou ainda com sangue. Nos idosos, no entanto, muitas vezes esses sintomas estão ausentes. O que surge são fadiga vaga, incontinência inexplicável e mudanças no comportamento, como confusão mental, agitação ou sonolência, conforme estudos apontados pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Mas a infecção urinária em idosos pode acarretar consequências graves. Por isso, é muito importante prestar atenção aos sinais e fazer exames com determinada frequência indicada pelo médico para evitar alguns problemas.
- Hidratação
Beba ao menos dois litros de água diariamente. Quem bebe pouco líquido e deixa para urinar quando a bexiga está extremamente cheia, em períodos que podem chegar a até 6 horas, pode dar mais chance para a bactéria alcançar a bexiga e se instalar, originando a infecção.
- Higiene
Faça higiene de forma adequada, especialmente após utilizar o banheiro. Troque a fralda geriátrica no tempo correto, evitando ficar com ela molhada por muito tempo. Utilize roupa interior de algodão, permitindo que a pele e as mucosas “respirem” e diminuindo a concentração local de micro-organismos.
- Ajuda médica
Não tome medicamentos por conta própria! Em caso de sinais ou sintomas, procure um médico para diagnóstico e tratamento corretos. Às vezes, o próprio organismo dá conta de eliminar as bactérias. Em certos casos, o tratamento requer o uso de antibióticos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina.
O apoio de profissionais treinados e preparados para lidar com a terceira idade é fundamental no caso de doenças infecciosas, pois evita que o quadro se agrave levando a uma possível internação.
O diagnóstico da infecção urinária é feito pela história clínica, exames: físico e laboratoriais, que são solicitados pelo médico, dentre eles: de urina, hemograma completo e cultura da urina para identificar a bactéria e direcionar o melhor tratamento. A urocultura, além do ultrassom também poderão ser solicitados.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00