5 doenças mais comuns em idosos
Confira quais são e como previne-las
Envelhecer é um processo que provoca muitas mudanças na nossa vida e uma das mais marcantes é que a saúde não é a mesma. Por isso, é preciso dar mais atenção a ela. Com passar dos anos ficamos mais suscetíveis ao surgimento de doenças, e isso reforça a importância de mantermos ao longo da vida uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e atividades que estimulem o cérebro. O Instituto Viva Bem fez um levantamento das doenças mais comuns em pessoas idosas no Brasil e como é possível preveni-las, é o que confere abaixo.
Hipertensão:
Popularmente conhecida como pressão alta, a doença ocorre quando há um aumento da pressão sanguínea nas artérias, o que pode afetar o coração e os vasos sanguíneos e causar problemas como infarto, doenças renais e acidente vascular cerebral (AVC). Estimativas da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBS) apontam que mais de 50% das pessoas com 60 anos ou mais possuem a doença. Além dos agravantes da doença, pessoas com pressão alta também integram o grupo de risco para desenvolver sintomas mais graves se forem infectadas por coronavírus, o que reforça a importância de manter o tratamento e quadro controlado de pressão ata.
Como prevenir a doença?
OS principais fatores de risco da hipertensão são: envelhecimento, estresse, histórico familiar e hábitos alimentares inadequados como o consumo exagerado de sal e gordura. Por isso, manter uma alimentação saudável e práticas de atividades físicas é fundamental. A doença não tem cura e o tratamento é feito com medicação indicada pelo cardiologista, alimentação saudável e exercícios físicos.
Diabetes:
Diabetes é uma síndrome metabólica que consiste na interrupção na forma como o corpo faz uso da glicose e de açúcares digeridos a partir de alimentos. A mais comum entre os idosos é a do tipo 2 (corresponde por cerca de 90% dos casos). Nessa variação da doença, o corpo produz insulina, mas é resistente a ela – o que significa que seu organismo não pode processar adequadamente a glicose.
Assim como as hipertensas, pessoas com diabetes não tem maior risco de infecção, mas sim de maior gravidade da Covid-19. Mas, o risco de complicações pelo coronavírus é muito menor e quase igual ao das pessoas sem diabetes se os níveis de açúcar no sangue estiverem controlados.
Prevenção:
– Coma diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas;
– Reduza o consumo de sal, açúcar e gorduras;
– Não fume;
– Pratique exercícios físicos regularmente;
– Mantenha o peso controlado.
Doença de Parkinson:
A doença é marcada pela degeneração progressiva dos neurônios produtores do neurotransmissor dopamina, intimamente relacionados ao domínio sobre os movimentos do corpo. Esse processo de destruição das células nervosas ocorre em vários cantos do cérebro e gera, na maioria das vezes, sintomas como rigidez muscular e tremores involuntários.
Dicas para ajudar a prevenir o Mal de Parkinson:
– Pratique atividades físicas, pois ajudam na oxigenação do cérebro, deixando-o mais ativo e facilitando a renovação dos neurônios;
– Consuma alimentos antioxidantes, já que “abastecem” o organismo com substâncias importantes para o equilíbrio do corpo;
– E promova estímulos cerebrais, assim como os músculos, a mente também precisa ser estimulada.
Doença de Alzheimer:
A doença provoca progressiva e inexorável deterioração das funções cerebrais, como perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si próprio.
Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade e são inúmeros os casos que evoluem para demência.
4 atitudes para prevenir a doença:
– Mantenha a cabeça em funcionamento
– Durma bem
– Pratique exercícios
– Tenha uma alimentação balanceada
Câncer:
A doença surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades.
Os tipos de câncer mais comuns em idosos incluem: câncer de estômago, bexiga, próstata, colo retal, pulmão, pele e câncer de mama.
Prevenção:
Além de adotar hábitos de vida saudáveis com boa alimentação e prática de exercícios, o recomendado é que se realize exames de rotina e mantenha um cotidiano de consultas. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Bem, agora você já conhece as cinco doenças mais comuns em idosos. Então, caso perceba que seu familiar ou até você mesmo apresente alguma delas, procure um especialista. Cuidar da saúde é fundamental.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00