Dia Mundial de Cuidados Paliativos
O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data de ação unificada para comemorar e apoiar os cuidados paliativos em todo o mundo. A celebração ocorre no segundo sábado de outubro de cada ano, e em 2021 é no dia 09 de outubro. A campanha deste ano tem como tema “Não deixe ninguém para trás – Equidade no acesso aos cuidados paliativos”, que visa trabalhar para assegurar esse acesso a todos até 2030.
O termo “Cuidados Paliativos” é derivado da palavra paliar, que significa aliviar, atenuar e proteger. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), paliar alguém é “uma forma de cuidado, tendo como objetivo amenizar a dor e o sofrimento”.
Vale destacar também que o cuidado paliativo é a assistência prestada a pacientes em fase avançada de doença progressiva e sem a possibilidade de cura, na busca de aliviar a dor e o sofrimento, considerando além dos sintomas físicos, aspectos psicológicos, sociais e espirituais. A assistência considera a vontade e valores do paciente e família por meio de uma comunicação clara e constante.
E procura não expor o paciente a procedimentos e intervenções que não tenham um objetivo claro de diminuir sintomas e aliviar sofrimento. Os cuidados paliativos devem ser prestados por uma equipe interdisciplinar, que irá trabalhar para promover o conforto e a melhoria na qualidade de vida de quem está enfermo e de sua família e amigos.
A prática tem crescido nos últimos anos, mas o desconhecimento da abordagem paliativa é apontado pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos principais entraves a essa proposta. Cerca de 40 milhões de pessoas no mundo requerem esse tipo de assistência, que é ofertada a apenas 14% desse total.
Frequentemente, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) com apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), também tem alertado os profissionais e a sociedade para o uso equivocado de conceitos ligados aos cuidados paliativos. Segundo a OMS, Cuidados Paliativos são “uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e seus familiares, que enfrentam doenças que ameaçam a vida.
O cuidado paliativo deve ser oferecido o mais precocemente possível no curso de uma doença. Preparar a família, controlar os sintomas e prestar apoio melhoram a qualidade de vida e reduzem a utilização de serviços médico-hospitalares desnecessários.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás