Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
O objetivo é promover a conscientização sobre o crescente número de idosos que são acometidos por algum tipo de violência. Além disso, acender a discussão em busca de recursos e estratégias que atuem de forma a proteger os mais velhos.
Dados do Disque 100 mostram que mais da metade das denúncias de violência contra idosos envolvem episódios no próprio ambiente doméstico da vítima; grande parte dos suspeitos de cometer a violência são filhos ou netos. O que também tem impacto direto nas subnotificações.
PRINCIPAIS TIPOS DE VIOLÊNCIA:
- Psicológica: gritar, xingar, discriminar, menosprezar, agir com preconceito ou humilhar levam a pessoa idosa à tristeza e consequentemente à depressão.
- Abandono ou negligência: os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor. Eles são ainda privados do convívio com a família.
- Abuso econômico: apropriação dos recursos e bens por meio de intimidação ou mesmo sem consentimento.
- Física: quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte.
ONDE PROCURAR ORIENTAÇÃO OU DENUNCIAR:
– unidades municipais de saúde;
– delegacias;
– disque 100 (Direitos Humanos);
– 190: Policia Militar (para situações de risco eminente)
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás