Conheça as quatro doenças cardiovasculares mais comuns em idosos
As chances de ter uma doença cardiovascular, como pressão alta ou insuficiência cardíaca, são maiores em pessoas com mais de 60 anos. Isto ocorre não apenas pelo envelhecimento natural do corpo, que leva à diminuição da força do músculo cardíaco e aumento da resistência nos vasos sanguíneos, mas também devido à presença de outros problemas como diabetes ou colesterol alto. Confira no blog do Instituto Viva Bem quais são as mais comuns e como identificar os sinais.
- Pressão alta
A hipertensão é uma doença traiçoeira, porque não apresenta sintomas na maioria das vezes. A pressão alta, como é popularmente conhecida, é a doença cardiovascular mais comum em idosos. A enfermidade precisa ser controlada, já que pode causar o desenvolvimento de outros problemas mais graves.
Elas se manifestam principalmente no coração, cérebro e rins. Idoso com pressão alta, mesmo sem nenhum sintoma, pode ter derrame cerebral, infarto, insuficiência renal e cardíaca e comprometimento dos vasos sanguíneos periféricos. Estatísticas mostram que de 60% a 65% dos idosos que têm infarto e 70% dos que têm derrame são portadores de hipertensão arterial, pois pressão alta provoca uma agressão silenciosa que deteriora os vasos até que eles se fecham ou se rompem.
- Insuficiência cardíaca
O desenvolvimento de insuficiência cardíaca está muitas vezes relacionado com a presença de pressão alta não controlada ou outras doenças cardíacas não tratadas, que enfraquecem o músculo cardíaco e dificultam o trabalho do coração, provocando uma dificuldade para bombear o sangue.
Ao contrário da hipertensão, essa doença cardíaca provoca sintomas como cansaço progressivo, inchaço das pernas e pés, sensação de falta de ar ao deitar e tosse seca que muitas vezes, faz a pessoa acordar à noite. Embora não tenha cura, a insuficiência cardíaca deve ser tratada para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
- Cardiopatia isquêmica
A doença surge quando ocorre a obstrução nas artérias coronárias, vasos que levam sangue para o coração. Desta maneira, as paredes do coração podem ter sua contração reduzida total ou parcialmente, o que leva a dificuldade de bombeamento cardíaco.
Os principais sintomas são: dor no peito, palpitações e cansaço. Geralmente, a cardiopatia é mais frequente quando se tem colesterol alto, mas pessoas com diabetes ou hipotireoidismo também apresentam mais chances de ter a doença.
Esta doença deve sempre ser tratada por um cardiologista, evitando o desenvolvimento de complicações mais graves, como insuficiência cardíaca descompensada, arritmias ou até mesmo, parada cardíaca.
- Arritmia
A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma de algum problema físico ou psicológico para o organismo ou fruto de um desequilíbrio do próprio órgão.
Os sintomas mais comuns são:
– Palpitações no coração, que duram de segundos a semanas
– Queda de pressão;
– Fadiga;
– Falta de ar;
– Desmaios;
– Enjoos e vertigem.
Vale lembrar que um coração saudável bate entre 60 e 80 vezes por minuto. Por isso, se esse ritmo cai ou se eleva com muita frequência, ou se o idoso apresenta sintomas significativos como enjoo e tontura, é hora de procurar um médico.
É importante ressaltar ainda que ao sentir qualquer sintoma das doenças citadas acima é necessário procurar um médico. Além disso, é fundamental fazer as consultas anuais de rotina para check-up, com o geriatra, para que sejam detectadas alterações o mais cedo possível.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00