Cinco dicas para auxiliar a memória na terceira idade
Leitura, jogos, atividades físicas e alimentação adequada podem ajudar o idoso a manter o raciocínio lógico e a reserva cognitiva por mais tempo.
O processo de envelhecimento acontece em todos os sistemas, inclusive o Sistema Nervoso Central. Dessa forma é natural que a memória não funcione da mesma maneira quando somos idosos. Por isso quanto antes iniciam-se os exercícios para a mente e outras funções cognitivas mais cedo cria-se o que hoje é conhecida como reserva cognitiva.Várias são as atividades que podem estimular a memória de pessoas que estão no envelhecimento normal como cursos, mudar a rotina, adquirir uma nova habilidade, aprender algo novo, ler livros, participar de oficinas para a memória, palavras cruzadas e outros jogos, e até mesmo atividade física e uma alimentação balanceada.
LEITURA
Ao ler um livro ou até algum artigo no jornal, o idoso precisa focar a atenção na atividade, pois isso treina as memórias de curto e longo prazo. Além do mais, a leitura pode auxiliar no enriquecimento do vocabulário e a melhorar a aptidão para armazenar dados novos.
JOGOS
O que parece brincadeira acaba sendo uma boa prática para quem quer se manter saudável mentalmente. Além de ajudar a manter a memória ativa, os jogos auxiliam a cognição, o raciocínio lógico, a coordenação motora, e a inteligência. Alguns exemplos que podem auxiliar o idoso: jogo da memória, jogo dos sete erros, palavras cruzadas, cartas, dominó, dama, xadrez e quebra-cabeça.
APRENDIZADO
Se nunca é tarde para aprender, então para ensinar também não. Ao ensinar conseguimos desenvolver ainda mais as nossas capacidades cognitivas. E ao desenvolvermos as nossas capacidades cognitivas, melhoramos a nossa memória.
ALIMENTAÇÃO BALANCEADA
Inclua muitos vegetais, frutas e alimentos integrais; prefira fontes de proteína com baixo teor de gordura, como peixe e carne magra; escolha leite, iogurte e queijo com baixo teor de gordura ou sem gordura; se você bebe álcool, é importante evitar o excesso, que pode aumentar o risco de demência na terceira idade.
ATIVIDADE FÍSICA
Estudos mostram que os exercícios físicos fazem com que as vias cognitivas fiquem mais eficientes. Até porque, antes mesmo de começar a atividade, a pessoa precisa pensar nas estratégias para realizá-la. Quanto mais cedo as pessoas aderem aos treinos, mais lentas se tornam as perdas neurológicas associadas à idade.
Mas fique alerta, quando a perda de memória não está dentro do esperado para a idade, podendo afetar o dia a dia do idoso, é importante que as atividades sejam orientadas por um profissional, de forma que não haja o agravamento acelerado da perda de memória.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00