Chegamos à quarta idade, estamos preparados?
A expectativa de vida aumentou de forma considerável, e este fato está mudando o conceito de velhice. E a partir de agora especialistas já consideram a quarta idade, a classificação etária de quem passou dos 80 anos de vida. A última fase da vida que se caracteriza por mudanças em todos os âmbitos. Pesquisas recentes mostram que já existem 125 milhões de homens e mulheres, em todo o mundo, que ultrapassaram as oito décadas de vida. No Brasil, é a parcela da população que mais cresce.
Se por um lado a medicina avançada tem facilitado o aumento da longevidade do ser humano, por outro, o envelhecimento populacional implica uma série de desafios para a sociedade como um todo. Embora os indivíduos estejam vivendo mais, profissionais da área da saúde dizem não refletir necessariamente que estão mais saudáveis.
Por isso, para os estudiosos, as doenças crônicas e o bem-estar da quarta idade devem ser colocados como desafios de saúde pública global. O envelhecimento não pode ser visto apenas sob aspectos clínicos, mas também pensado a partir de questões sociais e econômicas.
VIDA SAUDÁVEL
Fato é que a forma como se chega a esta etapa da vida dependerá de como a pessoa levou a vida até lá em termos de cuidados de saúde. De forma geral, as orientações seguem as mesmas:
–> Alimentação saudável;
–> Atividade física ao menos três vezes na semana;
–> Check up periodicamente;
ADAPTAÇÃO
Um grande desafio é a adaptação da sociedade aos idosos. Na maioria das vezes, as famílias seguem as rotinas diárias sem incluir as necessidades das pessoas da terceira idade. Além disso, as casas, principalmente as antigas, não foram projetadas para quem possui pouca ou nenhuma mobilidade. Sem a correta adaptação para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, um simples ato como utilizar o banheiro, por exemplo, pode se tornar um transtorno. E os fatores são os mais diversos, entre eles:
- Tamanho reduzido da porta, que dificulta a entrada de uma cadeira de rodas ou de um acompanhante que conduza a pessoa pelo braço, por exemplo;
- Falta de estrutura adequada no espaço interno, com colocação de barras de suporte próximas ao vaso sanitário;
- Piso escorregadio.
Os espaços públicos e coletivos também dificilmente são projetados para o ir e vir das pessoas mais velhas. Asfalto quebrado, buracos e objetos no meio do caminho, como postes mal colocados, dificultam o trânsito dos idosos. Dentro dos espaços privados há também muitos lugares que não são adequados às medidas do padrão Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável por regularizar e padronizar diversas áreas de convívio social. São essas normas que deveriam tornar o espaço acessível a todos.
Sobre o Instituto Viva Bem
O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.
Entre em contato e venha se surpreender!
Contato: (62) 3218-5034
WhatsApp: (62) 99615-2791
E-mail: contato@institutovivabem.com.br
Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.00