Cantar traz benefícios para pacientes com Doença de Parkinson

Se cantar não espanta todos os males, pelo menos alivia alguns sintomas. Segundo pesquisadores da Iowa State University, cantar aumenta a capacidade respiratória e o controle da deglutição, além de trazer benefícios para o estado de espírito e as funções motoras de pacientes com Doença de Parkinson.

O estudo ainda revelou a diminuição de sinais fisiológicos de estresse. Embora os dados sejam preliminares, a professora Elizabeth Stegemöller afirmou que a melhora observada é comparável ao resultado obtido com medicamentos.

O trabalho é pioneiro por ter monitorado indicadores como batimentos cardíacos, pressão arterial e nível de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) dos participantes antes e depois das sessões de canto, que duravam em média uma hora. De acordo com os participantes do estudo, todos relatavam estar se sentindo menos ansiosos e tristes. Os estudiosos agora querem medir outros indicadores relacionados ao bem-estar, como o nível de oxitocina, hormônio ligado à sensação de prazer. Essa é uma ótima notícia, considerando que em 20 anos, a expectativa é que a prevalência da Doença de Parkinson seja o dobro.

A Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa com maior prevalência no mundo. Afeta a capacidade do cérebro de controlar os movimentos, ocasionando tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e alterações de marcha e equilíbrio. Geralmente a doença se desenvolve por volta dos 60 anos, acomete mais homens e o envelhecimento é um fator de risco. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 1% da população acima dos 65 sofra com o problema. O diagnóstico da Doença de Parkinson é feito pelo neurologista que irá avaliar o histórico médico do paciente e analisar os sinais e sintomas, além de um exame neurológico e físico.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

Rate this post
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar