A queda é a principal causa de acidente nos idosos

A queda é a principal causa de acidente nos idosos

A queda é a principal causa de acidente nos idosos, cerca de 30% das pessoas acima de 65 anos caem pelo menos 1 vez por ano, sendo que as chances aumentam mais após os 70 anos e com o aumento da idade.

A ocorrência de uma queda pode ser apenas um acidente, entretanto, deve ser investigada, pois pode indicar algumas doenças que alteram o equilíbrio, a acuidade visual diminuída, confusão mental ou qualquer sintoma que facilite a incidência de quedas. As quedas além de poderem estar relacionadas à problemas na saúde do idoso, podem ter consequências muito negativas, como redução das funções, incapacidade e necessidade de hospitalização ou de institucionalização, que é a moradia em instituições.

Além disso, se o idoso já apresentou quedas anteriores, o risco de apresentar novas quedas é maior, por isso é muito importante que a prevenção já se inicie antes que este tipo de acidente aconteça, adotando-se um hábito de vida saudável, com prática de atividades físicas para manutenção da massa muscular e cálcio dos ossos, alimentação equilibrada, além de controle das doenças crônicas com o acompanhamento médico.

 Vamos citar os principais fatores de risco para quedas em idosos:

  1. Sedentarismo

A falta de atividades físicas leva à perda da força muscular, do equilíbrio e da flexibilidade das articulações, causando o declínio das condições e capacidades físicas, o que deixa o idoso mais frágil e com maior risco de quedas.

  1. Demência ou confusão mental

O declínio cognitivo geralmente é causado por doenças como demências por Alzheimer ou Parkinson, por exemplo. Esta situação leva ao risco de quedas por causar comprometimento da postura, da percepção do corpo, da reação dos membros durante o movimento, além de levar a uma menor força muscular, reduzindo o equilíbrio.

  1. Uso de medicamentos em excesso

O uso de muitos medicamentos, conhecido como polifarmácia, podem causar efeitos adversos, como os sintomas de tontura, sonolência e queda da pressão, que podem provocar quedas.

Alguns dos medicamentos mais relacionados a esses efeitos são anti-hipertensivos, diuréticos, antidepressivos, calmantes ou sedativos para dormir.

  1. Ambiente domiciliar

Um ambiente sem adaptação correta para a locomoção do idoso, com superfícies escorregadias, má iluminação, ausência de corrimãos para apoio e com muitos tapetes ou degraus é um dos principais fatores de risco para quedas. Observar esta situação é muito importante, pois normalmente a maioria das quedas ocorre em casa.

O uso de calçados inadequados, do tipo chinelos, como havaianas, ou sapatos com sola escorregadia também é causa de quedas, devendo ser evitados.

As quedas podem ter sérias consequências tanto físicas quanto psicológicas para o idoso, sendo que as fraturas ósseas, principalmente do tornozelo, joelho, fêmur, quadril e antebraço, além de lesões nas articulações e traumatismo craniano, podem ser muito limitantes e serem responsáveis pela necessidade de ficar acamado por muito tempo e causar uma grande dependência e redução da qualidade de vida. Outra consequência grave é que uma simples queda em idoso pode leva-lo ao óbito.

Com a queda, o idoso pode passar a ficar mais dependente, com piora dos níveis de atividade e da funcionalidade, necessidade de internamentos hospitalares com mais frequência e, em alguns casos, muitas vezes com incapacidades temporárias ou permanentes, levando à necessidade de cuidados diários por um cuidador ou instituição.

O Instituto Viva Bem é uma instituição de longa permanência para idosos, desenvolvida com atenção e cuidado para garantir mais segurança, saúde e conforto para quem você ama.

Espaços amplos e acolhedores, com ausência de obstáculos e degraus. Quartos individuais e quartos compartilhados. Mobília apropriada para conforto e bem-estar dos idosos.

Incluso na mensalidade: retaguarda médica 24h, enfermagem 24h, psicologia, terapia ocupacional, seis refeições diárias, fisioterapia em grupo, musicoterapia e acompanhamento geriátrico de segunda a sexta. E também estimulação cognitiva com psicólogo inclusive no sábado.

Com o Instituto Viva Bem você pode contar com esse apoio especializado!

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: contato@institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

Rate this post
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar