A reabilitação cognitiva beneficia os idosos saudáveis e com comprometimento cognitivo

A reabilitação cognitiva tem como principal função eliminar ou atenuar déficits cognitivos, alterações comportamentais e auxiliar na melhora da capacidade do indivíduo de processar e utilizar a informação.

A reabilitação cognitiva é indicada para adultos ou idosos, saudáveis, com comprometimento cognitivo leve, com quadro demencial em fase inicial ou avançada.

Do ponto de vista biológico, o envelhecimento se associa a uma série de alterações fisiológicas, que necessariamente, não significa alterações patológicas. Diversas alterações cognitivas nos idosos são normais do processo de envelhecimento e o limite entre o patológico é tênue.

Em casos de alterações cognitivas patológicas, como a Doença de Alzheimer é essencial a associação entre terapia medicamentosa e a reabilitação cognitiva para se obter resultados satisfatórios.

Diversas estratégias têm sido utilizadas no processo de reabilitação, que estimulem diferentes funções cognitivas como memória, linguagem, função executiva, entre outras. O processo terapêutico é realizado após avaliação do nível cognitivo e cultural da pessoa e diferentes técnicas podem ser trabalhadas. Umas das técnicas existentes é o treinamento cognitivo que visa melhorar a utilização da memória, com repetição, treinamento, estratégias de aprendizagem e compensatórias. A terapia de reminiscência e de orientação para a realidade também podem ser utilizadas.

Outra técnica importante é a reestruturação ou adaptação do ambiente que oferece segurança, promove maior independência funcional, além do bem-estar da pessoa.

A perspectiva de uma maior longevidade nos traz o desafio de oferecer melhores condições para que o idoso tenha uma vida digna, com saúde e maior independência possível. O treinamento cognitivo e a reestruturação do ambiente se apresentam como as principais técnicas para manter e/ou melhorar o desempenho cognitivo da pessoa idosa.

O enriquecimento do cotidiano, com atividades diversas e significativas, promove o bem-estar do idoso e aumenta a sua reserva cognitiva postergando ou contribuindo para evitar um maior comprometimento cognitivo.

 

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar