Alimentação certa pode contribuir para diminuir o risco de Alzheimer

A dieta certa pode contribuir para diminuir o risco de declínio cognitivo, em particular a chamada “Intervenção Mediterrânea-DASH para Atrasos Neurodegenerativos”. Esta dieta é baseada na associação das dietas Mediterrânea e DASH, enfocando os aspectos de que ambas possuem relação com o cérebro. A dieta que tem como principais componentes bagas, azeite, nozes e vegetais verdes escuros. Um grande estudo com quase 1.000 idosos descobriu que a dieta parece diminuir o risco de Alzheimer em 35% naqueles que a seguem moderadamente, e 53% nos que a seguem à risca.

Fique atento a outros fatores que também contribuem para reduzir o risco de Alzheimer:

Mantenha-se ativo

Outro fator fundamental é o exercício físico que também pode reduzir o risco de Alzheimer e declínio cognitivo geral. A recomendação é o treinamento de força e exercícios cardiovasculares.

-Diminua os níveis de estresse

Segundo evidências o estresse tem relação com o aumento do risco de Alzheimer e declínio cognitivo. De acordo com um estudo de 2009, descobriu-se que dos 41 participantes com comprometimento cognitivo leve, as taxas de declínio cognitivo eram mais rápidas naqueles que apresentavam maiores níveis de estresse. Para diminuir o estresse, diversas atividades podem ser realizadas como exercícios de respiração, meditação e yoga.

– Mantenha hábitos saudáveis de sono

Ter um sono com pouca qualidade pode gerar vários problemas de saúde para o corpo e o cérebro. Uma revisão de 2014 de estudos observacionais demonstrou que dormir mal é um fator de risco para o declínio cognitivo e Alzheimer. Os cientistas ainda não sabem sobre esses mecanismos, mas concluíram que “sono saudável parece desempenhar um papel importante na manutenção da saúde do cérebro com a idade, e pode desempenhar um papel fundamental na prevenção da doença de Alzheimer”.

 -Tenha uma vida social ativa

O aspecto social é importante na hora de considerar a saúde do cérebro. De acordo com o Instituto Nacional sobre o Envelhecimento dos Estados Unidos, manter-se cognitivamente ativo, participando de grupos, reuniões de amigos, qualquer atividade em grupo, está ligado a uma diminuição do risco de Alzheimer.

-Estimule sua mente

Permanecer estimulado intelectualmente também tem sido associado a uma diminuição do risco de Alzheimer. O estímulo pode ser uma simples leitura, fazer palavras cruzadas, aprender uma nova língua, tocar um instrumento musical, jogos baseados em memória e que incentivam o pensamento também são interessantes, como sudoku.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar