Solidão e isolamento social traz consequências negativas aos idosos

Solidão, morte do companheiro e amigos próximos, distância de parentes, perda gradativa da saúde com o avanço da idade, todos esses fatores podem desencadear um processo da depressão no idoso. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os idosos são a principal faixa etária acometida pela depressão.

Em relação ao isolamento social, é preciso estar atento já que ele pode ser um sintoma da depressão ou também um desencadeador da doença. Os idosos que possuíam uma vida social ativa com vários amigos ou colegas no ambiente de trabalho tendem a sentir mais o peso da mudança de rotina causada pelo envelhecimento.

Em um idoso, os sintomas depressivos podem ser diferentes de um paciente adulto. A depressão pode afetar a memória, exacerbar sintomas físicos, como dor no corpo de forma mais frequente e causar perda de apetite e sono. O idoso tende a ficar triste sem motivo, desanimado, perde a vontade de fazer coisas que gostava, se irrita com facilidade, começa a se isolar.

Tratamento

Apesar de ser considerada uma doença emocional, a depressão pode vir associada a reflexos físicos devendo o tratamento ser multifatorial. Muitas doenças crônicas podem estar ligadas à depressão e precisam ser abordadas em conjunto por uma equipe multidisciplinar para um tratamento mais assertivo contra os sintomas depressivos.

Medicamentos antidepressivos, sessões de psicoterapia ou outra modalidade de terapia, e até a prática de exercícios físicos auxiliam na melhora dos sintomas depressivos. Os pacientes que apresentam isolamento social, o papel dos familiares ou amigos é muito importante.

Para prevenir a depressão em idosos recomenda-se algumas ações que envolve ter uma rede de amigos e contatos sociais, manter uma vida ativa, ter um propósito, realizar atividades físicas e mentais como aprender uma nova língua, fazer cursos, pintura, música, o importante é não ficar inativo. Exercer a religiosidade também é importante por trazer um sentido para as dificuldades e perdas que podem acontecer com o envelhecimento. Infelizmente a maioria das pessoas associa a depressão e a tristeza como algo natural da terceira idade.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar