Principais causas e sequelas do Acidente Vascular Cerebral

Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico e o isquêmico. O AVC hemorrágico e causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo ou artéria que interrompe o fluxo sanguíneo apropriado.

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, ocorre quando a obstrução de uma artéria provoca a falta de sangue em uma área do cérebro.

Quando não mata, o AVC deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e complicações na visão, memória e fala.

A falta do sangue no cérebro pode levar à morte dos neurônios em poucas horas. Por isso, o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento rápido ao hospital são atitudes fundamentais para diminuir as sequelas e probabilidade de morte.

Causas

Os principais fatores de risco para AVC são o tabagismo, altas taxas de colesterol e triglicérides, sedentarismo e doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e arritmias cardíacas. Os hipertensos aumentam de quatro a seis vezes as chances de sofrerem um episódio de AVC, por causa do enrijecimento dos vasos e aterosclerose, que pode levar à obstrução arterial. Os pacientes diabéticos também possuem duas vezes mais o risco de isquemia,por isso devem controlar as taxas de glicemia capilar e outros fatores de risco.

Sintomas

Os sinais acontecem de forma súbita e se apresentam de forma única ou combinados. Entre os sinais mais comuns do AVC temos: fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar e/ou compreender, engolir, andar e enxergar, tontura, paralisia de um lado do rosto ficando com a boca torta, dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora.

Sequelas

As sequelas dependem de fatores como o tipo de lesão, a extensão e a área do cérebro afetada e o tempo de demora no atendimento ao paciente com AVC. Entre os danos mais comuns estão:

Alterações na fala: quando a área do cérebro afetada é responsável pela linguagem. O paciente pode ter dificuldade na capacidade de falar e ser compreendido, além da capacidade de compreender mensagens.

Agnosia Visual: o paciente não reconhecer objetos e pessoas, mesmo não tendo a visão comprometida.

Déficit de memória: pode haver perda de memória do paciente tanto de curto quanto de longo prazo e também confusão mental.

Falta de sensibilidade: acontece quando a área do cérebro responsável por interpretar a sensibilidade é lesada.

Alterações motoras: imediatamente após o AVC pode acontecer uma paralisia que é a perda do controle muscular voluntário. Depois, o paciente pode apresentar um aumento involuntário e desproporcional da contração muscular, chamada de espasticidade, que deixa os membros em posições inadequadas, como mãos sempre fechadas ou ombros contraídos, podendo causar dor e desconforto.

Apraxias: o paciente pode perder a capacidade de realizar movimentos simples, já que o cérebro não consegue efetuar a programação motora de tal atividade. A pessoa pode ter uma falta de percepção da metade do corpo afetada no derrame, tanto na área motora, visual, sensitivo.

Após o atendimento inicial, os pacientes precisam ser avaliados para detectar quais áreas foram afetadas e realizar a reabilitação.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar