O cinema traz benefícios para o envelhecimento ativo

Quando falamos em envelhecimento ativo sempre associamos a atividade física, alimentação saudável e atividade cognitiva. No entanto, atividades culturais também auxiliam no envelhecimento ativo. E, dentre as atividades culturais, podemos destacar a linguagem do cinema e do teatro que podem propiciar aos idosos momentos de discussão e reflexão sobre a sua vida, sua história e trazer conhecimento e aprendizado.

Várias iniciativas podem ser propostas no sentido de buscar em filmes questões a serem trabalhadas e atividades a serem realizadas pelos idosos a partir do conteúdo do filme. Na linguagem do ensino se utiliza muito o termo aprendizagem significativa que nada mais é que aplicar o aprendizado a nossa vida por meio principalmente, da participação de forma ativa do processo.

Na elaboração de projetos de exibição de filmes, é preferível os curtas-metragens, que são mais fáceis de serem trabalhados. A duração dos curtas-metragens é em torno de 20 minutos, não deixando os encontros cansativos. Geralmente os filmes escolhidos tratam de relacionamentos, de sentimentos, retrata questões sociais em relação à velhice e às pessoas mais velhas, e também trazem coisas boas como relação entre avós e netos, viagens, amor na 3ª idade…

Por meio dos filmes se busca provocar discussões relacionadas ao tema do filme, ouvir relatos e, principalmente, propor atividades que devem ser realizadas para o próximo encontro. É interessante nestes encontros pedir para que os idosos tragam fotos de viagem, cartões postais, álbuns de família, objetos que tragam lembranças, cartas de amor antigas, histórias de imigração. Isso tudo faz parte da aprendizagem significativa, pois deixa marcas e permanece.

O cinema proporciona muitos ganhos em termos de resgate de memórias, capacidade de lembrar e contar histórias, desenvolvimento de linguagem, interação social e do idoso se sentir valorizado e importante perante o grupo.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar