A inatividade física dos idosos contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas

A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associada a dieta não saudável e o tabagismo. Nos idosos, a inatividade física é muito prevalente visto que a maioria do tempo livre é destinado a atividades sedentárias, como exemplo, assistir televisão.

O conceito de saúde não é definido apenas como uma questão de assistência médica e de acesso a medicamentos. A promoção de “estilos de vida saudáveis” é uma importante ação estratégica. Nesse processo, alguns aspectos facilitam a incorporação da prática de atividade física, como o incentivo de amigos e familiares, o desejo de se socializar, alguns programas específicos de atividade física e, principalmente, a orientação do profissional de saúde estimulando a população idosa a incorporar um estilo de vida mais saudável e ativo.

Abandonar o sedentarismo diminui em 40% o risco de morte por doenças cardiovasculares e, associada a uma dieta adequada, pode reduzir em 58% o risco de progressão do diabetes tipo II, demonstrando que a mudança no comportamento pode provocar grande melhora na saúde e qualidade de vida.

Antes do idoso iniciar qualquer atividade física se recomenda sempre uma avaliação médica. Para os idosos a prática de 30 minutos de atividade física regular, ao menos três vezes por semana é o ideal. Ao indicar uma prática atividade física para uma pessoa idosa, deve-se considerar vários aspectos, como: prazer em estar realizando a atividade, suas necessidades físicas, características sociais, psicológicas e físicas. As atividades mais comuns envolvem: caminhada, ciclismo ou o simples pedalar da bicicleta, natação, hidroginástica, dança, ioga, entre outras. A caminhada merece maior destaque, por ser acessível a todos e não requer habilidade especializada ou aprendizagem.

Os exercícios de força como musculação são os recomendados para diminuir ou reverter a perda de massa muscular (sarcopenia) e óssea (osteoporose), contribuindo na manutenção da capacidade funcional e independência.

 

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar