A disfagia causa problemas graves nos idosos

A disfagia é uma dificuldade de deglutição que pode ocorrer em decorrência de alterações resultantes de doenças neurológicas, como Doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE), Doença de Alzheimer e Miastenia Gravis; e de alterações estruturais causadas por tumores e traumas. Esta falha é denominada Presbifagia quando resulta de modificações inerentes ao processo de envelhecimento.

As complicações decorrentes da disfagia podem causar problemas sérios como desnutrição, desidratação, complicações respiratórias e pneumonia aspirativa, além de afetar as áreas sociais e emocionais, já que o momento da refeição deve representar um momento prazeroso, de socialização e interação familiar. Durante as refeições o idoso pode preferir se isolar, o que pode comprometer o envelhecimento saudável.

Muitos sintomas de alterações na deglutição do idoso podem não ser percebidos. Por isso é importante conhecer os sinais sugestivos de disfagia durante e/ou após a alimentação. A qualidade vocal após a alimentação, a presença de tosse, engasgos e pigarro durante e/ou após a alimentação, a demora na deglutição, a necessidade de múltiplas deglutições e a mudança na frequência respiratória podem ser indicativos de alterações na deglutição.

A pneumonia é uma das principais causas de mortalidade entre idosos. As causas mais comuns desta doença estão relacionadas a longevidade associada a presença de doenças crônicas coexistentes, intervenções terapêuticas e diminuição do sistema imunológico. No entanto, a aspiração traqueal possivelmente representa o maior fator de risco para a pneumonia nesta população. A pneumonia é frequentemente causada por desordens não percebíveis na deglutição que geram aspirações silenciosas do conteúdo gástrico. Mediante o risco crescente de morbidade, o conhecimento dos profissionais de saúde na avaliação do idoso com ou em risco para disfagia representa um diferencial.

 

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar