Diferença entre a senilidade e senescência

Há uma grande diferença entre os termos senilidade e senescência no âmbito da geriatria. Ambos estão relacionados ao envelhecimento, no entanto, são quadros com impactos muito diferentes sobre a saúde.

O que irá definir a presença de senescência ou a senilidade será a qualidade de vida ao longo dos anos. Por isso é importante entender esses conceitos para se estabelecer uma boa qualidade de vida na velhice.

A senescência é definida como um processo fisiológico e universal e deve ser definido como o envelhecimento sadio, em que ocorre o declínio físico e mental de forma lenta e gradativa. A senescência é caracterizada com o aparecimento da queda ou o embranquecimento dos cabelos, a perda de flexibilidade da pele e o aparecimento de rugas. As alterações envolvidas neste processo não são produzidas por doenças, mas resultam das mudanças orgânicas, funcionais e psicológicas que o envolvem.

No entanto, a senilidade é um processo patológico e pode surgir com o envelhecimento, porém não está condicionado a ele. Portanto a senilidade, mesmo sendo mais presente nas pessoas idosas, também pode estar presente em jovens e é caracterizada pela presença de doenças crônicas e outros fatores que comprometem a funcionalidade e qualidade de vida. Essas alterações não são normais do envelhecimento.

A única característica universal ao envelhecimento é a ocorrência das mudanças instituídas pelo tempo, independente do efeito deletério ou não sobre a vitalidade e a longevidade.

O envelhecimento é um processo natural do ciclo da vida, e a senescência deve ser afirmada e experimentada como um processo de crescimento que não merece ser negligenciado ou negado. Essa condição afeta todos os seres humanos, já que seu início ocorre com o nascimento e termina com a morte.

Para promover uma senescência saudável e evitar a senilidade, alguns fatores são essenciais como ter uma alimentação balanceada, praticar regularmente exercícios físicos, manter contato social e fazer o controle de doenças crônicas.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar