Principais causas da Síndrome da Imobilidade

A Síndrome da Imobilidade é definida como a incapacidade de se deslocar sem o auxílio de terceiros para os cuidados necessários à vida diária, podendo o paciente estar restrito a uma cadeira ou ao leito. Caracteriza-se por uma série de alterações que podem ocorrer após período de imobilização prolongada, que comprometem a qualidade de vida e a independência.

No estágio mais avançado ocorre a supressão de todos os movimentos articulares, causando incapacidade para mudança postural e posteriormente levando a complicações que favorecem a dependência. Sua prevalência é de 25% a 50% após hospitalização prolongada e de 75% em instituições.

A existência de Síndrome de Imobilidade não está relacionada apenas com o fato de um paciente estar acamado. Geralmente também se encontra déficit cognitivo, contraturas musculares e duas das seguintes condições: úlcera por pressão, incontinência urinária e fecal, dificuldade de deglutição e de linguagem.

A Síndrome de Imobilidade é multifatorial, o que se observa na prática é uma associação de fatores como as polipatologias, aspectos psicológicos e sociais. Como os sinais iniciais são decorrentes de perda do equilíbrio e limitação da marcha, diversos problemas podem levar o idoso ao confinamento no leito, desencadeando a síndrome. As principais causas são:

– Osteoarticulares – fratura de fêmur, osteoartrose;

– Doenças dos pés – deformidade plantar, calosidade, úlcera plantar;

-Cardiovasculares – acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, cardiopatia isquêmica, doença arterial periférica, sequela de trombose venosa profunda;

– Respiratórias – doença pulmonar obstrutiva crônica;

– Iatrogenia medicamentosa – neurolépticos, ansiolíticos, hipnóticos;

– Neurológicas e psiquiátricas – demência, depressão, doença de Parkinson, neuropatia periférica;

– Isolamento social;

– Desnutrição;

– Quedas de repetição.

Como consequência da imobilidade prolongada temos um declínio funcional progressivo de vários sistemas que, somados às alterações do próprio envelhecimento, acabam por desencadear a Síndrome da Imobilidade.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar