Atitudes que melhoram a convivência com os portadores de Alzheimer

O idoso portador de Alzheimer que está na fase moderada, tem como principal característica sérias perdas de memória, não só as mais recentes, mas também as memórias mais antigas. Também é comum uma mudança de comportamento no idoso como: agitação, raiva súbita, agressão, xingamentos, comportamentos sexuais inadequados, dentre outros. Devido a isso, o relacionamento do idoso com familiares e cuidadores fica conturbado.

Algumas orientações e dicas ajudam muito a reduzir estes problemas de comportamento.

Vejam as dicas

  1. Os problemas de comportamento são por causa do quadro de demência. O idoso não tem estes comportamentos de propósito.
  2. Manter um ambiente agradável e seguro, contar com o apoio dos familiares e de outros cuidadores (se os tiver) e aprender juntos habilidades necessárias para cuidar melhor do idoso.
  3. A falta de preparo do cuidador/familiar em saber lidar com o idoso com demência, pode causar a agitação.
  4. Carinho, afeto e atenção tornam o idoso mais fácil de lidar, em caso de agitação.
  5. Conquiste a confiança do idoso, não minta e não prometa nada ao idoso.

6.O idoso com demência, esquece facilmente. Portanto, não o critique quando ele perguntar repetidas vezes e não o lembre de fatos tristes e angustiantes do passado.

  1. A boa comunicação é importante. Fale devagar, olhando para o idoso e diga frases curtas e objetivas. Não lhe dê muitas opções de escolhas.
  2. Não provoque muitas emoções no idoso. Preocupações, alegrias e tristezas em excesso podem deixá-lo mais confuso e agitado.
  3. Demonstre segurança e confiança no trato com o idoso. Procure ter o controle da situação em que ocorre a agitação. A autoridade e a firmeza (com calma e suavidade) podem ajudar a conter o idoso e deixá-lo mais cooperativo.

10.Evite discussões que só pioram a agitação do idoso, para poupar desgaste emocional.

  1. Esteja atento para o nível de frustração do idoso. Carinho, amor e atenção, bem como o abraço e o toque, podem deixá-lo menos frustrado e mais tranquilo e amado.
  2. Procure tratar o idoso com a maior naturalidade possível, não o trate como uma criança ou um doente, mesmo que o seja. Agir assim pode evitar mal-entendidos e conflitos.
  3. Músicas, atividades e tarefas domésticas ou sociais ajudam a preencher o tempo, dando valorização e importância ao idoso.
  4. Um ambiente propício, bem iluminado, calmo e tranquilo, sem muitas alterações na rotina diária deixa o idoso mais calmo e com melhores condições de lembrar da sua casa.
  5. A agitação pode ser causada por fome ou sede, negligenciadas pelo idoso. Procure supervisionar a alimentação do idoso.
  6. A agitação pode ser sinal de dor ou de outro desconforto físico. Pergunte ao idoso, com calma e clareza, o que ele está sentindo. Procure em seu corpo algum sinal de problemas de saúde.

17.Um fator primordial é ter paciência, muita paciência!

Mesmo com todas estas dicas acima, pode ser difícil controlar a agitação do idoso. Este tipo de situação causa um grande estresse aos familiares e cuidadores. Em muitos casos é necessário que o idos tome medicação para controlar a agitação e o comportamento.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

 

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar