A prática regular de exercícios físicos aumenta a longevidade

O envelhecimento está cada vez mais presente nas sociedades, de forma que se torna urgente refletir e colocar em ação questões relacionadas ao idoso, principalmente em países que vivenciam esse processo de forma rápida e com poucos incentivos socioeconômicos.

Viver mais e com qualidade, de maneira participativa, são os requisitos para chegar ao modelo de saúde idealizado e à ideia de envelhecimento ativo. Apenas viver mais não satisfaz completamente o sentido da vida.

E segundo vários estudos, o exercício físico apresenta-se capaz de influenciar e contribuir para que se consiga ter longevidade com qualidade de vida.

O exercício físico regular interfere em vários aspectos na pessoa idosa, melhorando condições inerentes a essa fase da vida e diminuindo o fator de risco para várias doenças. A prática regular de exercícios físicos é fundamental para a prevenção e o controle de muitas doenças crônico-degenerativas, como as doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, câncer, osteoporose e a sarcopenia.

O exercício físico regular pode prevenir e auxiliar no tratamento das doenças crônicas. Também ajuda na manutenção ou redução de perdas abruptas de massa magra que influencia na força e no equilíbrio da pessoa idosa, mantendo a independência funcional e consequente aumentando a expectativa de vida.

Os exercícios físicos produzem benefícios físicos, psicológicos e emocionais, e contribui para manter o cérebro dos idosos alerta e ativo. A atividade física promove o funcionamento pleno das funções cognitivas o que contribui para prevenir a perda de memória, a demência e até desacelerar a progressão da doença de Alzheimer. Também auxilia que o idoso mantenha a autonomia que é a capacidade tomar decisões e fazer planos sobre sua vida.

De um modo geral, a prática regular de exercícios físicos poderia influenciar na melhora do humor, na diminuição da ansiedade e da depressão, o que pode também levar à diminuição do estresse. Também estimula o convívio social por meio de diversas formas: através do diálogo, da troca de experiência e ao fazer novas amizades.

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

A prática regular de exercícios físicos aumenta a longevidade
5 (100%) 2 votos
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar