Como envelhecer emocionalmente de forma saudável

Temos como as quatro emoções básicas do ser humano, alegria, tristeza, medo ou raiva, que começam na infância a se manifestar por meio de nossos comportamentos e atitudes. A partir do nascimento até a velhice, passamos por um processo natural de desenvolvimento que envolve habilidades motoras, comportamentais, cognitivas, sociais, emocionais…

Ao envelhecer temos consciência das transformações físicas e mentais, mas pouco se fala sobre o envelhecimento emocional. Em todas as fases da vida experimentamos uma variedade de emoções e na velhice isso não é diferente. Infelizmente, ainda há um estigma ao associar a velhice a sentimentos negativos. A maioria das pessoas tende a relacionar o envelhecimento emocional a sensações como medo, solidão e frustração.

Pesquisas sobre envelhecimento emocional sugerem que a maioria dos idosos de 70 a 80 anos costuma apresentar altos níveis de bem-estar e estabilidade psíquica. Afinal, como idosos que apresentam declínio físico e cognitivo podem ser felizes?

Diversos estudos publicados indicam que as experiências emocionais adquiridas ao longo da vida e a perspectiva do final de vida mais próximo podem tornar o ser humano mais positivo. Positividade regula as emoções e as ajusta de maneira a aumentar a felicidade. Ela está diretamente associada à qualidade de vida e é considerada como um dos principais indicadores de um envelhecimento bem-sucedido.

Por isso podemos dizer que o lado emocional parece se beneficiar com o envelhecimento, contrariando o que pensa a maioria das pessoas. Com isso, confirmamos que as emoções positivas não só melhoram a qualidade de vida, mas também prolongam a vida. Mais um motivo para mudar a percepção de que envelhecer é algo ruim. Para chegar bem à velhice, é preciso cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, fazer checkup rotineiros, sem se esquecer de manter a positividade. Precisamos descobrir o que nos motiva e procurar ter atitudes que equilibrem o corpo, a mente e o espírito, mesmo diante das adversidades ou da finitude da vida.

 

 

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Site: www.institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar