Como melhorar o cuidado de idosos

Com o envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida, nos deparamos cada vez mais com familiares sendo responsáveis pelo cuidado de seus pais ou avós idosos. O problema enfrentado por estas pessoas é que a grande maioria não é capacitada para exercer tal função, seja fisicamente ou psicologicamente. Por isso, muitas vezes os familiares se esgotam e ficam sobrecarregados, prejudicando a própria saúde e diminuindo a capacidade de cuidar.

Confira algumas dicas que podem auxiliar a rotina de quem cuida de um familiar:

Delegue responsabilidades

Muitas vezes o cuidador principal assume todas as funções, mas esta tarefa não deve ser atribuída a apenas uma pessoa. Organize-se e divida com irmãos ou outros parentes as tarefas, compromissos e os gastos financeiros, de forma que cada um contribua e ajude de alguma forma. Também existe a possibilidade de contar com a ajuda de um cuidador profissional ou de alguma instituição que cuide do idoso durante o dia, enquanto o familiar pode descansar e realizar suas atividades, como é o caso dos Centros-Dia.

Adapte a casa

Para facilitar as tarefas destinadas a cuidar do idoso e evitar acidentes são  necessárias algumas alterações como colocar barras de segurança nos banheiros e corredores, rampas de acesso, pisos antiderrapantes, luminárias em todos os cômodos entre outras.  Além disso, é importante retirar os tapetes e móveis do caminho do idoso, para evitar quedas.

Também cuide de você

Muitos cuidadores acabam se esquecendo de cuidar de si próprio devido á falta de tempo e cansaço extremo. É muito importante que o cuidador tenha uma boa noite de sono, pratique atividades físicas e tenha tempo de lazer, evitando o estresse que pode prejudicar a capacidade de cuidar.

Busque ajuda

Hoje em dia existem vários grupos de apoio à cuidadores de idosos, alguns até online. É importante buscar algum tipo de apoio que aliviam a carga pesada decorrente do cuidar e proporciona um maior equilíbrio emocional, além de oferecerem diversas estratégias de resolução de problemas para as situações difíceis do dia-a-dia.

Tente encarar sua situação de forma otimista

Cuidar de um familiar doente não é fácil. Porém, podemos citar pontos positivos ao cuidador ao desenvolver esta tarefa, como reconhecer o próprio valor, ter orgulho em poder ajudar outra pessoa, aprender coisas novas, ser  mais próximo do familiar e ter um novo significado para a vida. Assim, ao adotar uma perspectiva mais otimista da situação, o cuidador pode sentir-se menos sobrecarregado e afetado pelo ato de cuidar e passar a se sentir feliz e realizado.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

 

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail: [email protected]

Site: www.institutovivabem.com.br

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.

CEP: 74093-210

Como melhorar o cuidado de idosos
Avalie esta postagem
Mostrar mais

Instituto Viva Bem

*Contato: (62) 3218-5034 *WhatsApp: (62) 9615-2791

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar